DEFESA DO CONSUMIDOR

SENACON/Ministério da Justiça e Segurança Pública

2ª Ação de Renegociação de Dívidas

MJSP promove renegociação de dívidas pelo consumidor.gov.br

Medida faz parte da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que conta ainda com cursos de educação financeira. Inscrições para as duas atividades estão abertas e podem ser feitas pela Internet.

Cursos 1 e 2 - Programa de Educação Financeira para Consumidores

Curso 1 - Programa de Educação Financeira para Consumidores - 2ª/2017

Cursos 1 e 2 - Programa de Educação Financeira para Consumidores

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DESCRIÇÃO DO CURSO

 

O Curso 1 do Programa de Educação Financeira para Consumidores é o primeiro de uma série de três cursos, e dará ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão.

O objetivo geral do referido Programa é ampliar o conhecimento dos consumidores relacionado a produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre seus direitos.

 

CARGA HORÁRIA

 

20 horas, com duração de 3 semanas

 

ESTRUTURA DO CURSO

 

Módulo 1:

 1. Apresentação do curso;

 2. Como Antônia entrou no vermelho;

 3. O começo da virada.

 

Módulo 2:

1. Sabendo quanto ganho e quanto gasto:

1.1 Organizando as próprias contas;

1.2 Quanto eu ganho;

1.3 Quanto eu gasto;

1.4 Falta ou sobra dinheiro?

 

Módulo 3:

1. A mágica dos juros.

 

EDITAIS

 

INSCRIÇÕES

 

ATENÇÃO:

A forma de realizar as inscrições mudou. Primeiro é necessário realizar um cadastro no portal. Ao finalizar o cadastro deve-se fazer o login para acessar a área restrita. Nesta área são apresentados os cursos que estão com as inscrições abertas e a opção de se inscrever.

Leia o MANUAL (clique na palavra Manual para abri-lo) com o passo a passo antes de realizar a inscrição.

 

botao solicite sua inscricao

 

Atenção:

  • Não serão consideradas solicitações de inscrição fora do período previsto no cronograma.

  • O simples preenchimento da ficha de inscrição não garante a inscrição no curso.

  • É de total responsabilidade do candidato buscar as informações sobre a seleção na página eletrônica do curso, em link específico para este processo seletivo.

 

OBSERVAÇÃO:

Para uma melhor navegação, sugere-se o uso dos browsers Google Chrome e Firefox.

 

CRONOGRAMA

 

Eventos Eventos
02 de maio a 04 de junho Período de Solicitação de Inscrição
09 de junho Divulgação do Resultado
20 de junho a 10 de julho Realização do Curso

 

Publicações

Carência no Plano de Saúde 16.3
 

DICA

 

A carência dos planos de saúde é pré-determinada no início do contrato com a operadora do plano. Nessa período, o consumidor não pode usar na íntegra os benefícios do plano que contratou. Fique atento aos períodos máximos de carência respaldados por lei: 24 horas para urgência e emergência; 300 dias para partos; 180 dias para outros casos; e 24 meses para cobertura de doenças ou lesões préexistentes.

 

SERVIÇOS

Seção de ferramentas e aplicações que vão ajudar no seu dia a dia de consumidor. Aproveite!

 

 

        

Evento sobre Publicidade Infantil - Posicionamento ABA (Associação Brasileira de Anunciantes)

Posicionamento da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) proferido no evento de lançamento da pesquisa “Publicidade Infantil em tempos de convergência”, coordenada pela Professora Dra. Inês Vitorino Sampaio, da Universidade Federal do Ceará.

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CONHEÇA OS INDICADORES DO

Saiba como as empresas resolvem os problemas dos seus consumidores:


Fonte: Portal www.consumidor.gov.br (Abr/2017)
 

BIBLIOTECA

Conteúdos

Código de Proteção e Defesa do Consumidor Edição Comemorativa – 25 anos da Lei

Desde a elaboração e sanção do CDC até hoje, a sociedade de consumo passou por inúmeras transformações. As relações de consumo se multiplicaram e se tornaram mais complexa, mas ainda assim o nosso Código se mantém adequado, pois boa-fé, transparência, equilíbrio e vulnerabilidade são valores atemporais.




Manual de Direito do Consumidor – 4ª Edição

O presente manual ocupa a importante tarefa de subsidiar as ações de formação e capacitação dos agentes de Procons e demais órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Visa despertar e instigar permanentemente a reflexão e o pensamento crítico na temática que envolve as relações de consumo.

 

 

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