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Em janeiro deste ano, foram 60.557 reclamações finalizadas pela plataforma. No comparativo com 2018, aumento foi de 30%

BRASÍLIA, 27/02/2019 - O Portal do Consumidor (consumidor.gov.br) teve um aumento de quase 30% nos atendimentos em janeiro deste ano, comparado com o mesmo período de 2018. A plataforma é um instrumento de mediação entre consumidor e empresas e é coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon).

Em janeiro de 2019, foram atendidas 60.557 reclamações – no mesmo período do ano passado, o número foi de 47.004. Uma das metas da Senacon é ampliar os atendimentos para que o cidadão possa, cada vez mais, resolver seus problemas com as empresas de forma conciliatória. Hoje, o consumidor leva cerca de 10 dias para encaminhar a sua demanda – que pode ser resolvida ou não.

O secretário da Senacon, Luciano Timm, explicou que esse aumento significa que a gestão está no caminho certo. “A nossa plataforma resolve os problemas do consumidor num curto espaço de tempo e tem sido efetiva para o contribuinte”, destacou o secretário.

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Atualmente, o Consumidor.gov apresenta o perfil das empresas participantes, com informações atualizadas sobre a quantidade de reclamações finalizadas por empresa, índice de solução, de satisfação do consumidor com o atendimento recebido, percentual e prazo médio de respostas. O portal é um serviço público que o Estado oferece ao cidadão, sendo uma solução rápida e efetiva de conflitos de consumo, sem a necessidade de recorrer ao Judiciário.

A plataforma também registrou a adesão de cinco empresas no último mês: Bayer – Saúde Ambiental, Copa Airlines, Fomento Paraná, Águas de Timon e Fortbrasil. A participação das empresas no site é voluntária e só é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados.

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