O que você procura?

No dia 11 de setembro de 2019, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) promoverá o Congresso Internacional de Direito do Consumidor: novas tendências e perspectiva comparada. O evento, que será realizado no auditório externo do Conselho da Justiça Federal e que conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC), terá cinco painéis, palestrantes nacionais e internacionais (com tradução simultânea inglês/português) e é gratuito.

Nessa mesma oportunidade, serão lançados dois livros: “Direito do Consumidor do século 21: novas tendências e perspectiva comparada”, pela Editora Singular, e “Programa de Educação Financeira para Consumidores”, pela Senacon. O primeiro é uma obra coletiva escrita pelos palestrantes e conta com artigos sobre os temas que serão discutidos no evento. O segundo foi foi elaborado pela Escola Nacional de Direito do Consumidor e faz parte das iniciativas da Secretaria para promover a educação financeira.

Além disso, será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Escola Nacional de Defesa do Consumidor/Senacon e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, bem como serão lançadas as inscrições para os cursos referentes à plataforma Consumidor.gov.br voltados para as Empresas, Órgãos de Monitoramento e Órgãos Gestores.

Lançamento do curso Consumidor.gov.br

O Consumidor.gov.br  é um serviço público para solução de conflitos de consumo pela internet. Atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.

Lançada oficialmente em junho de 2014, a plataforma já registrou mais de 2 milhões de reclamações e conta com uma base de mais 1 milhão de usuários cadastrados e mais de 500 empresas credenciadas.

Considerando sua importância, bem como a demanda por todos os atores para a elaboração de curso acerca do funcionamento da plataforma, a Secretaria lança as inscrições para o inédito Curso do Consumidor.gov.br para os públicos: Empresas, Órgãos Gestores e Órgãos de Monitoramento.

A capacitação voltada para as Empresas e para os Órgãos Gestores está dividida em 4 módulos. Os alunos ao final do curso serão capazes de conhecer o conceito, as vantagens e os benefícios do Consumidor.gov.br; compreender suas funcionalidades; conhecer a metodologia de cálculo de indicadores; realizar a gestão do cadastro, acompanhamento de reclamações e exportação de dados. O curso para os Órgãos de Monitoramento tem por objetivos instrucionais a gestão do cadastro, monitoramento de reclamações e exportação de dados; além do conhecimento do conceito, as vantagens e os benefícios do Consumidor.gov.br, bem como a metodologia de cálculo dos indicadores.

O curso sobre a plataforma - desenvolvido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) - é gratuito, disponibilizado em plataforma virtual (www.defesadoconsumidor/escolanacional.gov.br) e certificado pela UNB.  Foi desenvolvido com linguagem instrucional dialógica, apresenta recursos diversificados, conteúdo interativo, vídeos e atividades.

As inscrições poderão ser realizadas por meio do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=IAQJ60xE90OR8kuNpr_o4WolYh-1DKxMu6v28JUIljVUME8yTjJUNTkxTVdHTFExQUFYRlBLQklLQS4u

Participem!

Para ver a publicação do livro Direito do Consumidor clique aqui.

Congresso Internacional do Direito do Consumidor

Redes Sociais

Política de Privacidade e Uso

Search